segunda-feira, 19 de maio de 2014

Você sabia que estudar na França pode ser mais barato que no Brasil?




Na França o ensino é levado realmente a sério, portanto existem muitas universidades públicas e não é preciso fazer vestibular para entrar. Basta apresentar seu dossier (documentos exigidos pela universidade) e comprovar que seu nível de francês ou inglês através de provas tais como TCF, Delf, Toefl. Seu dossier será avaliado e você passará por uma entrevista.
O valor dos cursos em instituições publicas aqui na França giram em torno de 500 à 700 euros ao ano para curso superior. No Brasil esse valor gira em torno de 5,700 euros ao ano, ou seja quase 10 vezes mais caro. Isso sem contar que o retorno que você terá no mercado por ter cursado um curso fora. E saiba que aqui você pode fazer cursos de somente um ano, se for o caso.

Ai você vai se perguntar: mas e para morar como faz? Quando cheguei aqui na França não entendia muito bem quando meus colégas chineses falavam do CAF, depois descobri que se trata de um orgão do governo que ajuda estudantes e/ou pessoas com baixa renda a pagar o aluguel. No caso dos estudantes essa ajuda gira em torno de 30% e vale também para os estrangeiros. Nada mal não? Pois é, os chineses já sabem disso a tempos e quando chegam aqui vão direto ao CAF encaminhar seus pedidos de ajuda financeira. Você pode pedir CAF mesmo para curso de línguas.



E ai, ta esperando o que?





Nenhum comentário:

Postar um comentário