terça-feira, 20 de agosto de 2013

O que visitar em Lyon

Hoje acho difícil resumir todos os lugares de Lyon que acho legal, é uma cidade incrível cheia de coisas para fazer e lugares interessantes para visitar. Mas vamos lá.
A cidade de Lugdunum, nome galo-romano de origem celta, hoje Lyon, foi fundada em 43 A.C. embora a cidade seja habitada desde a pré-história, como vemos no Museu Galo-Romano ao lado da magnifica Basilique Notre Dame de Fourviere.



 A basílica é ponto turístico obrigatório, sua localização privilegiada, no alto da colina onde a cidade nasceu, ao lado das ruínas de dois teatros romanos e de onde temos uma vista panorâmica de toda a cidade. O acesso a colina pode ser feito através do Funicular, um bondinho bem antigo e simpático.




Logo a baixo da colina temos Vieux Lyon, bairro medieval e renascentista patrimônio mundial da UNESCO, extremamente bem preservado. Cheio de Traboules, passagens dentro dos antigos prédios que ligam uma rua a outra. E os famosos Bouchons Lyonais restaurantes típicos de Lyon onde são servidos os pratos tradicionais da região.



É dentro da catedral de Saint Jean em Vieux Lyon que se encontra um relógio astronômico do seculo XIV ainda em funcionamento. O famoso relógio toca: 12hs, 14hs, 15hs e 16hs (confirmar horários nos centros de informações turísticas), vale a pena ir ver.

Détail de l'horloge astronomique de la cathédrale St-Jean (archives) © France 3 RA

Do outro lado do rio Rhône na Presque'Ile, também tombado pelo patrimônio mundial da UNESCO (onde moro!)  onde temos a Ópera, o Hôtel de Ville e o Museu de Belas Artes, também conhecido como Mini Louvre pelo seu impressionante acervo. Não deixe de tomar um café no terraço do museu com vista para o jardim central.





O bairro Croix-Rousse localizado na outra colina da cidade, onde predominavam os atelies dos Canuts, nome dos antigos tecelões de seda, que por suas inúmeras revoltas inspiraram grandes pensadores como Karl Marx. Lyon foi uma verdadeira potencia na produção dos tecidos,
todos os apartamentos possuíam pés direitos altíssimos em função das enormes máquina de tecer.
Lá existe um pequeno museu chamado Maison des Canuts que conta muito bem toda essa história.



O Croix-Rousse é um bairro bem simpático e tranquilo, onde tem um dos maiores "muros pintados" de Lyon. Cheio de cafés, boulangeries (a primeira boulangerie a esquerda de quem sai do metro, na Boulevard principal é minha preferida) e a tradicional feira de rua que funciona até a 13hs, boa para comprar e degustar produtos locais frescos.





Depois de visitar Croix-Rousse aconselho descer a pé pelas ruazinhas contemplando a parte a liga a colina e o centro da cidade. É a parte mais "cool" e boemia de Lyon, trabules, brechós, cafés, restaurantes e cantinhos escondidos que não estão nos guias turísticos.



Um lugar interessante para os amantes de cinema é o Museu Institut Lumiere, que fica na pequena mansão dos irmão e inventores da 7ª arte. Lá são exibidos diariamente grandes clássicos do cinema.





O Parc Tête D'or ocupa 10% da área total da cidade, muito bem cuidado, perfeito para fazer pic-nics e andar de bicicleta. Possui um zoológico bem legal e um jardim botânico.



Les-grandes-Serres-du-Parc-de-la-Tete-d-Or



Para quem gosta mesmo é de arquitetura moderna, o bairro Confluence é um prato cheio. No bairro planejado destacam-se os prédios de estilo contemporâneo, todas as construções respeitam um novo estatuto Frances com diversas normas de desenvolvimento sustentável.





Os transportes públicos de Lyon, Metro, Onibus, Tramway  e bicicletas funcionam super bem, são limpos e rápidos. Alugar uma bicicleta uma ótima opção para conhecer os bairros, além de barato é muito prático, alem do mais é 24HS. A cidade é toda planejada para bicicletas, pois as pessoas realmente utilizam em massa como um meio de transporte, todas as ruas possuem uma faixa especial e algumas até semáforo.



Bom faltou falar do Paul Bocuse, o papa da gastronomia francesas, mas acho que ele merece um post só para ele. Fica para próxima. Beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário