sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Praia de Tossa de Mar - Espanha


Nunca tinha ouvido falar em Tossa de Mar/Espanha até um casal de amigos, que moraram muito tempo na Espanha, nos convidarem para passar uma semana de férias lá agora no verão. Vi as fotos pela internet, um castelo medieval na beira de uma pequena praia de água muito azul, topamos na hora.
Apesar das mais de 10 horas de viagem por causa dos enormes congestionamentos de verão, eis que chegamos a simpática cidade praiana totalmente em clima delicia de verão. Coisa bem boa! O povo descontraído e animado circulando pelas ruas de pedra cheias de flores nas janelas.



Ficamos em uma pousada bem simples e barata, onde fomos acolhidos pelos donos de forma muito carinhosa. Quando entrei no quarto fiquei impressionada com o charme e a limpeza do pequeno quartinho com sacada para rua.
Na caminhada a noite pela beira da praia e pela parte velha da pequenina cidade já percebemos que estávamos num lugar mágico. Fomos num restaurante a Tapas, tradicionais petiscos espanhóis, que no caso eram verdadeiras refeições, estava uma verdadeira maravilha.
Dia seguinte pela manhã, praia, lógico, depois de 8 meses de inverno parecia que nunca tinha visto o mar. Que felicidade! A pequena praia se chama Platja d'es Codolar, pequena, linda e... muita, muita gente. Nem tudo é perfeito, afinal essa era uma das duas praias ao lado do centro e era um sábado na alta temporada. Ah, praia de pedra né, é bom comprar um sapatinho para proteger os pés, fica a dica.





No outro dia fomos a outra chamada Cala Bona, que chegamos por uma trilha de 1 hora de caminhada. Essa ainda bem menor que a outra, minuscula. Praia de areia e de água bem calminha. Fomos também uma chamada Cala Giverola (de pedra), vale a pena ir de barco pois eles entram dentro de duas cavernas onde os piratas se escondiam com barco e tudo, para depois atacar as cidades e outros barcos, bem interessante.







Fomos também em mais outras três praias com mais infraestrutura e sem muita gente, tudo m torno de 15 minutos de carro, não lembro os nomes.



A cidade é bem movimentada, cheia de bons restaurantes e bares a preços muito honestos. No dia que saímos para comer Paella conhecemos os famosos licores digestivos chamados Chupitos, drink para tomar em um só gole frequentemente oferecido como cortesia. São sempre oferecidos quando você está de saída e provavelmente não será sua primeira bebida da noite, portanto cuidado com ele. E sobretudo não faça passeios de barco no outro dia após muitos Chupitos na noite anterior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário